PROPÓSITO

Pintando O Bem

Perpetuação da obra através de atividades sócio culturais

 

proposito1

O Instituto Gustavo Rosa - IGR tem o propósito de desvendar ao universo artístico brasileiro a obra do seu inspirador, o pintor, desenhista, gravador, designer e escultor Gustavo Rosa (1946-2013). Apesar do prestígio alcançado pelo autor nos últimos vinte anos de sua vida e da grande visibilidade das obras desse período, tanto junto ao público como entre crítica, a produção das décadas de 60, 70, 80 e início dos anos 90, louvada por muitos dos mais importantes nomes daquela geração, permanecia desconhecida de grande parte do público e de parcela significativa da crítica de arte.

O IGR nasceu justamente para resgatar, conhecer e reverberar esse conjunto. Nesse sentido, tem como missão pesquisar, catalogar, perpetuar, divulgar e disponibilizar a obra como parte do acervo histórico da pintura brasileira. Assim, tem realizado ações de mapeamento junto a colecionadores espalhados pelo Brasil e exterior com o objetivo de  identificar as mais de cinco mil obras do artista, organizar informações sobre cada uma delas e registrá-las fotograficamente para estejam presentes no futuro Catálogo Raisonné de Gustavo Rosa.

A disponibilização à sociedade da obra completa de Gustavo Rosa será uma contribuição à reflexão sobre nossa própria identidade cultural, alcançando o grande público virtualmente via web e, fisicamente, a partir da exposição do acervo no próprio Instituto, em museus, galerias, centros culturais, centros de tratamento da saúde - no âmbito do projeto Pintando O Bem na saúde - escolas e demais instituições de arte e cultura.

proposito2Criado em fevereiro de 2016, o Instituto Gustavo Rosa é uma instituição sem fins lucrativos e visa promover a educação por meio da arte, desenvolvendo suas atividades sob o conceito "Pintando O Bem", que trabalha a arte como fonte de inspiração preferencialmente para crianças e adolescentes com menor acesso aos bens culturais materiais e imateriais.

Como metodologia, tem a ambição de poder agregar toda a inteligência possível advinda de áreas profissionais diversificadas e criar grupos multidisciplinares de estudos capazes de propor às esferas públicas e privadas ações e programas que se tornem caminhos educativos e de reeducação.

Nossa visão é a de construir pontes para termos, no futuro, homens e mulheres que exerçam sua cidadania na plenitude. Assim, buscamos parcerias com institutos, fundações, universidades, centros de pesquisa e empresas que comunguem dos mesmos princípios éticos que norteiam nossa jornada e dos objetivos comuns nas ações artísticas, educativas e inclusivas.


icone face  icone instagram

  amontano logotipo